
Silveiras, capital do tropeirismo, é rica em belezas naturais e com farta gastronomia
Está 221 Km de São Paulo e 243 Km do Rio de Janeiro, o município de Silveiras surgiu ao final do século XVIII em torno de um rancho de tropas, o da família Silveira, de onde provém seu nome. Em torno do “pouso dos Silveiras”, o município foi consolidando-se como fascinante “posto de serviços” às tropas que fizeram a enorme saga que projetou o Brasil Colônia. No período do Café, Silveiras chegou a se tornar o mais importante município, conhecido como “celeiro regional” do Vale do Paraíba e 4º município em população do estado, estimando-se 25.000 habitantes, com 3.300 homens livres e entre 1.700 escravos de origem africana. Silveiras chegou à condição de cidade em 1864 e tornou-se comarca em 1888.
A cidade possui característica tradicional e o município apresenta um notável potencial turístico como polo cultural ligado aos períodos tropeirista e cafeeiro junto às outras cidades do Vale do Paraíba, e também como produtor de artesanato, destaca-se pelas belezas naturais do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Sua Altitude varia de 1.000 a 2.080 metros. Possui campos, matas, trilhas, cachoeiras, dezenas de nascentes que desaguam no Rio Paraitinga.
Um Mergulho na História
Na Praça da Matriz um grande casarão, onde atualmente funciona a Prefeitura Municipal, um grandioso prédio com 1600 metros quadrados. No piso inferior funciona a Secretaria de Cultura e Turismo, Acesse São Paulo, Lojinha do Fundo Social de Solidariedade, Junta Militar, DETRAN e Espaço Cultural. Na parte superior foi reservado para os diversos departamentos da prefeitura.
Outro prédio importante é a antiga cadeia pública, edificada nos meados do século XIX. Uma grande reforma foi feita pelo Engenheiro Euclides da Cunha e atualmente funciona uma base da Polícia Militar.
Para visitar em Silveiras
Para aqueles que gostam de contemplar a natureza e fazer extensas caminhadas, vale a pena se surpreender com belas cachoeiras.
- Cachoeira do Ronco D’Água: Para quem quiser passear a pé, pela antiga trilha dos tropeiros, a sugestão é fazer uma pausa na Cachoeira do Ronco D’água, no Bairro do Bom Jesus, localizado a 8 km do centro de Silveiras. O passeio é imperdível, em meio a tanta natureza e belezas naturais.
- Cachoeira do Paraitinga: Localizado no Bairro das Colinas (antigo Bairro dos Macacos), possui uma belíssima queda d’água. Localizada a 30 Km do centro de Silveiras, são 25 km de estrada asfaltada e 5 km de estrada de terra.
- Pico da Boa Vista: Tem 2.050 metros de altitude,onde se observa grande parte do Vale do Paraíba. O local é rico em floresta de araucária e ervas medicinais, a 25 Km do centro de Silveiras.
- Parque Ecológico da Cascata: O local tem cachoeira, tanques,mata natural e área para camping.
- Pedra Grande: O mirante é um grande atrativo, o local é acessível para qualquer carro de passeio, a vista é paradisíaca.
- Artesanato: Considerada como a capital do artesanato em madeira, Silveira possui diversos ateliês. Os artesãos reproduzem pássaros típicos da região, vários enfeites para o lar e muitos brinquedos educativos. Tudo é esculpido em madeira e pintado à mão. Alguns espaços estão abertos à visitação.
Festas importantes no município
Festa do Tropeiro: Numericamente é a maior festa do município. Silveiras possui mais de 6 mil habitantes e nos três dias de festa o número de turistas ultrapassa 30 mil. A Festa do Tropeiro tem mais de 40 anos, foi criada em 1980. Existe uma preocupação muito grande de manter viva a memória tropeira, bem como a preocupação com a qualidade da festa. Na entrada da cidade existe um belo Portal em homenagem ao tropeiro e funciona como Centro de Informação Turística. Nos três dias de festa sempre realizada na sexta, sábado e domingo do mês de agosto.
Semana da Arte: Um evento que vem crescendo a cada ano, que destaca o artesanato, a principal fonte de renda do município. A realização é da ASAEPA e Secretaria de Cultura e Turismo de Silveiras. Uma semana inteira de apresentações culturais, shows e homenagens.
Rodeio Profissional: É uma grande festa popular que já acontece há 13 anos na cidade de 20 à 23 de agosto.
Dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição: No dia 8 de dezembro a cidade realiza as comemorações da padroeira da cidade, apoiando as festividades que são preparadas pela Comunidade da igreja Matriz Imaculada Conceição.
Natal Iluminado de Silveiras: Acontece com decoração especial de natal em todas as praças, além de contar com uma programação com atrações culturais em geral, durante todo o mês de dezembro.
Atrações Gastronômicas
Comida tropeira: consiste no arroz com feijão com pele de porco, ou com charque e o torresmo.
Içá: De origem indígena o prato é elaborado na forma feita com farofa, servida em várias variedades de pratos. O Iça foi objeto de uma matéria feita com o Professor Ocílio Ferraz (in memorian) comum dos veículos de comunicação mais conceituados do planeta,o New York Time, onde teve mais de 200 milhões de acessos.
Festa do Pinhão: Realizado no Bairro dos Macacos no mês de maio, nos dias 25 e 26, está na 8º edição, o objetivo da festa é trazer uma boa gastronomia excelente programação e um público familiar. Foram montadas 12 barracas, onde os visitantes tinham a oportunidade de degustar pratos derivados do Pinhão. Nos dias de festa aproximadamente três mil pessoas passaram pelo local. Além da bem formatada festa teve também o 1º Festival de Moda de Violo. O festival tem como objetivo o resgate da cultura caipira, onde trouxe violeiros de toda região.
Festa da Broa: Esta festa já foi até tema de reportagem do programa Globo Rural. Acontece há mais de 20 anos, no bairro Bom Jesus, organizada pela Associação de moradores e apoio da prefeitura. Acontece sempre na segunda semana de maio.
Como Chegar em Silveiras-SP
- De São Paulo: É preciso acessar a BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), depois até a saída 34 para a SP-52 em direção a SP-068/Silveiras/Cruzeiro. Pegue a Rod. dos Tropeiros (SP-068) até R. Juvenal Rodrigues Soares em Silveiras.
- Do Rio de Janeiro:
- É preciso acessar a BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), depois até a saída 34 para a SP-52 em direção a SP-068/Silveiras/Cruzeiro. Pegue a Rod. dos Tropeiros (SP-068) até R. Juvenal Rodrigues Soares em Silveiras.
- De Minas Gerais: Utilize a BR-354 até Itamonte, conectando-se à a BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), depois até a saída 34 para a SP-52 em direção a SP-068/Silveiras/Cruzeiro. Pegue a Rod. dos Tropeiros (SP-068) até R. Juvenal Rodrigues Soares em Silveiras.