banner-lavinhas

Lavrinhas – Circuito das Cachoeiras

Lavrinhas é um pequeno paraíso do interior paulista, ideal para quem gosta de aproveitar as belezas da natureza. Nessa pequena cidade, é possível se deliciar com impressionantes cachoeiras, piscinas naturais de água cristalinas, além das maravilhas da Serra da Mantiqueira. Conheça e se surpreenda com essa bela cidade.

Um Mergulho na História

Lavrinhas é uma típica e acolhedora cidade do interior paulista. Situada na região do Vale do Paraíba, ela fica a 215 km de São Paulo. Seu nome se dá por ter possuído, na época do Brasil Colônia, pequenas lavrinhas de ouro. 
Trata-se de uma cidade histórica por onde passou o ciclo do café (em direção ao norte-noroeste paulista), foi ali construída a segunda estação no trecho Rio de Janeiro-São Paulo (de 1874) da Estrada de Ferro D. Pedro II e também foi palco de vários confrontos na Revolução de 1932, a pontos de até hoje os turistas serem guiados aos locais das antigas trincheiras. Em torno da estação cresceu um povoado que, em 1906, separando-se de Queluz, passou a distrito do Município de Pinheiros.
Com a instalação do Colégio São Manoel em 1914, os serviços de laticínios, a exploração do carvão vegetal e da lenha para as locomotivas e, também, com a exploração da bauxita e da pecuária leiteira, o povoado se desenvolveu.
Lavrinhas passou, então, a sede de Município, abrangendo Pinheiros e os núcleos da Capela do Jacu e Mavisou.

Por quê visitar em Lavrinhas

De topografia serrana e clima temperado (com temperaturas que variam de 10º a 38ºC), o município é cortado por vários rios, córregos e ribeirões, sendo os principais o Rio Jacu, o Rio do Braço e o extenso Rio Paraíba do Sul.

Pedreira, Poço Azul, do Major, da Mina e Pico Agudo são algumas das cachoeiras de águas cristalinas e azuladas que o visitante pode encontrar na acolhedora e agradável Lavrinhas, que fica a 215 km de São Paulo. Localizada no Vale do Paraíba, a leste da capital, a cidade faz divisa com Minas Gerais, possui balneários, pousadas e fontes de água mineral. Pertence à Região Turística dos Picos da Mantiqueira (junto com a vizinha Cruzeiro) e obteve em março de 2019 o selo de MIT, como Município de Interesse Turístico. Há muito para o turista ver em Lavrinhas, cujo nome teve origem nos bandeirantes que, no Brasil Colônia, exploravam o território em busca de pepitas de ouro e pelo fato de terem encontrado no local uma pequena lavra do metal precioso.

Para atrair os visitantes, surgiram alguns balneários, pesqueiros, pousadas, bares e lanchonetes de onde também se pode apreciar a beleza natural do entorno, em lugares como o Poço Azul, o Poço do Major, a Pedra da Mina e o Pico Agudo, entre outros. A cidade, que também integra o Circuito Turístico Caminhos do Rio Paraíba, faz ainda parte de duas importantes rotas do Vale do Paraíba, que são a Rota Franciscana (de caráter religioso, ligado ao Frei Galvão) e a Estrada Real (a maior rota turística do País, com mais de 1.630 km de extensão, ligando Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo).

Como Chegar em Lavrinhas-SP

Lavrinhas é facilmente acessível de grandes centros urbanos:

  • De São Paulo: É preciso acessar a BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), depois até a siga até a saída 22 (Rodovia Julio Fortes) até Lavrinhas.
  • Do Rio de Janeiro: Pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116), pegue a saída 22  (Rodovia Julio Fortes) até Lavrinhas.
  • De Minas Gerais: Utilize a BR-354 até Itamonte, conectando-se à Rodovia Presidente Dutra, siga até a saída 22  (Rodovia Julio Fortes) até Lavrinhas. Ou pela Rodovia Cardeal Motta (MG-158) até a Rodovia Doutor Avelino Júnior – SP-052 até a saída 22  (Rodovia Julio Fortes) até Lavrinhas.

Para traçar sua rota, clique no Mapa abaixo